terça-feira, 18 de maio de 2010

Elementos básicos e técnicas de comunicação visual 2

Grande parte dos nossos conhecimentos do efeito da percepção humana sobre o significado visual são herdeiros da Psicologia da Gestalt. A gestalt, ou Psicologia da forma, nasceu, no início do século XX por oposição à Psicologia do século XIX, que tinha por objecto os estados de consciência. Köhler, Wertheimer e Kofka, criticam Wundt e a sua tentativa de decompor os processos mentais nos seus elementos mais simples. Os gestaltistas reagem contra esta concepção atomista e associacionista, invertendo o processo explicativo. Enquanto os associacionistas partem das sensações elementares para construir as percepções, os gestaltistas partem das estruturas, das formas, defendendo que nós percepcionamos conjuntos organizados em totalidades. A teoria da gestalt considera a percepção como um todo, e parte deste todo para explicar as partes; enquanto que os associacionistas partiam das partes para explicar o todo.
Segundo Donis Dondis, na base da teoria da forma está a crença que para comprender qualquer sistema é preciso reconhecer esse sistema como um todo "formado por partes interatuantes, que podem ser isoladas e vistas como inteiramente independentes, e depois reunidas no todo". Assim,quando percepcionamos um automóvel, não vemos primeiro o tejadilho, depois as portas e em seguida as rodas, percepcionamos o automóvel como um todo e só depois passamos à análise dos elementos, dos pormenores. O todo é percebido antes das partes que o constituem. A forma corresponde à maneira como as partes estão dispostas no todo.
Entre os princípios da Gestalt destaca-se o conceito de que o todo é mais do que a soma das partes. Isto quer dizer que "A + B" não é simplesmente "(A+B)", mas sim um terceiro elemento "C", que possui características próprias. Uma das melhores formas de analisar qualquer obra visual é "decompô-la em seus elementos constitutivos, para melhor compreendermos o todo", como afirma Donis Dondis. Esses elementos básicos da comunicação visual constituem a matriz daquilo que vemos e são: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. A selecção e combinação destes elementos permite construir a obra visual. De salientar que todos estes elementos estão presentes no nosso quotidiano em tudo o que nos rodeia.
A Teoria da Gestalt, nas suas análises estruturais, descobriu certas leis que regem a percepção humana das formas, facilitando a compreensão das imagens e ideias. Essas leis são nada menos que conclusões sobre o comportamento natural do cérebro, quando age no processo de percepção.
Segundo as leis da Gestalt, os elementos básicos da comunicação visual são agrupados de acordo com as características que possuem entre si, como a semelhança, a proximidade, a continuidade, a complementação, a simplicidade, e mediante a influência de experiências passadas, isto é, se já tivermos visto a forma inteira de um elemento, ao visualizarmos somente uma parte dele reproduziremos esta forma inteira na memória. De todas as leis atrás referidas, a mais importante é, possivelmente a simplicidade que diz que todas as formas tendem a ser percebidas no seu carácter mais simples: uma espada e um escudo podem tornar-se uma recta e um círculo, e um homem pode ser um aglomerado de formas geométricas. É o princípio da simplificação natural da percepção. Quanto mais simples, mais facilmente é assimilada: desta forma, a parte mais facilmente compreendida num desenho é a mais regular, que requer menos simplificação.
Dependendo daquilo que queremos transmitir com uma comunicação visual, temos à nossa disposição todos os elementos básicos, cuja infinidade de combinações permite-nos realizar obras visuais que transmitam a nossa "visão" das coisas e do mundo. Para tal propósito utilizam-se Técnicas de Comunicação Visual que nos ajudam na transmissão da mensagem objectivada e condicionam a interpretação de quem visualiza o conteúdo desejado.
Em virtude das actualizações da proposta de trabalho nº. 1, as técnicas a utilizar também foras revistas, sendo alvo de descrição adetalhada na memória descritiva que irá acompanhar o trabalho final n.1.

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