visual veiculada. Como a cada cor estamos habituados a associar determinado conceito e emoção, alterando as cores de uma comunicação visual iremos alterar a forma como percepcionamos a mensagem veiculada.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLf6aXKPsuttz2ZiYgupse9voiI5GmmI7QJgMYlJXKqZjRue8amEQ4qibLXdfi-4lEOueqP3GOas9EYRgk-NTgjLzjYBg4005_-cwO0w9hLn7CUnz2iM_jRqkKBhdGgaaqOGvyUDpQKoCZ/s320/sea_ice04.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhapP28ZQtYsfZZQkoHcCAGxMcbFzVBnMArNiqMbJG3cWMpzz8oc0PTHt8Xn2WGgmZTLz4EL6CWKaGIk3LBYh_a3OHDpL2NyzSEdmt1w-tztsJUlFpaRIvQbazxCi7IX3wG7OGRwTa9Af3u/s320/sea_ice05.jpg)
Com este exemplo de manipulação da cor, percebe-se que aquilo que era percepcionado como uma imensidão de gelo e uma sensação de frio, se transforma no oposto, num ambiente saturado de calor, remetendo-nos para um deserto da América Latina ou mesmo para o deserto do sal (este carácter que atribuo à nova imagem não pode deixar de estar associado à minha memória, à minha experiência).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhL3xPGpriqWI7cMEOcrKQZaon6hN6h-eeIjlky5s2ftTICxfoPG2xPNb2i3iogDaUh7GB3_B1D4zVqpwC-TQMrVNB2ctF1dMt9rXGyg6-gVNok10GAP5gxBCDWj8G9rnH4Cqa18B6b3XnW/s320/roland-garros-2009-logo+3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjpMhdseQMsgOYZlGps0G-7QMGKxCed1yEkRVcZF_Qa05U1V9YiwZtXH5aB6jQKsOCUnYGtcEb_FETcra0jEbH2uZ_pvwcCeHYE0eV6_sfS3VIrmnomBX6FFhkRz0AkouffbdgAKFGPUhJu/s320/roland-garros-2009-logo+4.jpg)
A manipulação de cor do logotipo do Open de Roland Garros, altera imediatamente os conceitos associados ao torneio, nomeadamente o facto de ser em terra batida. Assim, o significado da mensagem veiculada modifica abruptamente.
Os exemplos referentes a logotipos seguintes seguem a mesma linha de raciocínio e mostram como a alteração das cores nos faz olhar tão diferentemente para algo que estamos habituados a ver e a pensar de certa maneira.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqAoBgMsXlOs9G8vJc_QEX8slBLTlmY-_5WVvl54MfxG5j0eEO0YRtFMLfOViyuxIuq1M9yfq1xOHnX-YsxcCGoMcbU7YRFYOWLDzTvg0unlpnKImjYv1G5and_pzhyphenhyphen2H4LSqqe3BTcXws/s320/carlsberg.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhICauCfa83mOkg1h4goiUpkxP2Sq9m_sL0wDruXDq8RgFnA2ZO2W9QMPaVtNuHv8Y8ezUUXHV-z8MKTp9LUPRzrYhn5ulbkJIu1nHhtQqTsc3slfn3MfKfjhNipTFnc3w2I1vUSJfjxLDB/s320/carlsberg2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrBxDZuVQFDrrTZ5r9tOY1djRHml-hL9Ohbw8KcXMjf-cPPFU8DwXCAXJ4DPEu-YODxOpNc7uH1Qb4dtAXMMFK8UtXV9zPFkO-wHDNzwKpYhyWkE-YiwM28sSh37W4W4Eq2yKYm__GwwlD/s320/Mastercard.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_Zs0GhYxp2Uj2GljWp9qV_xcMMrm9wkhBEDp01t03xROChZ75hEBoq4JxFjOsw4xnyQXAOO2BdkfR9YvNikr4BnbrMQoxmsA6FWLTpk_M-6tCgFMZaoysCSDpP8hZ2yCBbJ4_BGV62G1y/s320/Mastercard2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhW-nfg5osushDKiz5EfMHD75PLkcVX0xEkbNEzbLEBW2J9n8tFhQRd_3_sSmpAto7Kxb7IGFg9FZKd2bVAePvsJoa98cNZL-TooJu_0Jqd98qAuhh3P_472FJ5HE9XhW58WRqasF_LirN5/s320/23-mcdonalds.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbR5NePdNcm2mJejbkL2xTylK1PDvu1tppCSlxVo2IrlNKY_BLrt4_QrxynLYxooW0apLKw2Z2cWlkVDzo1TxSDVVBLKB4GizxvxofjOWGfHOm9DA_Kj4-lXGmHfBCIJsxct-Eey1wv0eI/s320/23-mcdonalds2.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKLKvVdDk0Tl_2OwiyvcpthiOGO_N-hkJPIcilYC51nPSJQQXScMZKmGKevWHwRbnHPdb8UiUztcAcxC-QvmZ6v_1u_ano1rArE3faa0EVIMlHMNGn1T1zi889BCczmm1_SZWZV17WuPea/s320/vodafone.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiswrNfQ9ENQifn8dokMoDSC7KseDKnNnY8Duq8gY7ucNIAglkrKcYg83kzTwexCd4fpRYWprGaZWmFZsrt3VgwX0zjTm-zinShyYquwJP4D-tM4lY01wsdBEPFfrtaSZL51Nd4JUQ46r9T/s320/vodafone+2.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário