sábado, 29 de maio de 2010

Proposta de trabalho 3

A cor transmite grande parte da informação veiculada na Comunicação Visual, pois permite distinguir, entender, simbolizar e identificar. Sendo assim, as propriedade e significados da cor são determinantes numa comunicação visual. Sendo estimuladora de sensações, a cor no design é utilizada basicamente como elemento associativo ou de ordenação entre os elementos da comunicação visual, mas assume-se frequentemente, especialmente no meio publicitário, como a mais importante forma de passar a mensagem. A proposta de trabalho n.º 3 consiste na alteração das cores de determinada comunicação visual de forma a alterar o significado da mensagem
visual veiculada. Como a cada cor estamos habituados a associar determinado conceito e emoção, alterando as cores de uma comunicação visual iremos alterar a forma como percepcionamos a mensagem veiculada.





Com este exemplo de manipulação da cor, percebe-se que aquilo que era percepcionado como uma imensidão de gelo e uma sensação de frio, se transforma no oposto, num ambiente saturado de calor, remetendo-nos para um deserto da América Latina ou mesmo para o deserto do sal (este carácter que atribuo à nova imagem não pode deixar de estar associado à minha memória, à minha experiência).





A manipulação de cor do logotipo do Open de Roland Garros, altera imediatamente os conceitos associados ao torneio, nomeadamente o facto de ser em terra batida. Assim, o significado da mensagem veiculada modifica abruptamente.
Os exemplos referentes a logotipos seguintes seguem a mesma linha de raciocínio e mostram como a alteração das cores nos faz olhar tão diferentemente para algo que estamos habituados a ver e a pensar de certa maneira.















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