quinta-feira, 17 de junho de 2010

Grafismo da Informação

A infografia consiste basicamente em informação gráfica e visual, que surge com as primeiras combinações entre um desenho ou pintura com um texto alusivo. assim, será a presentação do binómio imagem/texto. As infografias explicam, situam e ilustram a informação com perspectivas documentais, cartográficas e estatísticas. Podem tratar uma extensa variedade de assuntos: informações gerais, política, economia, ciência e tecnologia, meio ambiente e desporto. A análise dos factos deve ser feita com o máximo de elementos de informação e o mínimo de palavras.
Dessa forma, a infografia explica aquilo que texto e infografia não conseguem explicar com a mesma economia de espaço e a mesma eficiência., através de elementos visuais como gráficos, diagramas e desenhos, utilizando também algum texto. Sendo assim, tem a função de facilitar a comunicação, ampliar o potencial de compreensão dos leitores, permitir uma visão global dos assuntos e detalhar informações menos familiares do público, que em texto seriam muito extensas e mais difíceis de transmitir.
Nos meios impressos é utilizada desde os seus primórdios para explicar com maior clareza algum aspecto informativo tratado nos textos. Aparece hoje na Web de duas formas: como informação complementar de uma notícia, geralmente servindo de ilustração para o texto, ou como a própria notícia, a informação principal, o que ainda ocorre em poucos casos.
Enquanto alguns autores consideram a infografia um género jornalístico, entre os quais De Pablos, outros discordam da classificação e referem-se à infografia como uma técnica, uma disciplina, um recurso, uma ferramenta informativa, uma ilustração, uma unidade espacial. A infografia multimédia mantém as características essenciais da infografia impressa, mas ao ser realizada através de outros processos tecnológicos, agregar as potencialidades do meio e ser apresentada noutro suporte, estende a sua função e incorpora novas formas culturais.
Concluindo, a infografia deve sempre procurar outra perspectiva, de forma a ajudar o leitor a compreender o conteúdo da notícia, possibilitando uma leitura mais fácil e uma visão global do assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário