domingo, 7 de março de 2010

Elementos básicos e técnicas de comunicação visual

A música escolhida para servir de tema para a proposta 1 caracteriza-se, entre outras dimensões, pela sua riqueza harmónica e melódica, por uma extravagante complexidade e "violência" ritmicas e pela livre improvisação jazzística, nomeadamente a nível dos instrumentos metálicos que compõem a sua linha condutora. Todas estas características resultam numa composição musical muito poderosa que, desde o início, nos envolve numa teia ritmica que vai sofrendo alterações - com paragens bruscas, múltiplos contratempos e improvisações de frases musicais por parte de vários instrumentos - , sem nunca perder o seu forte cunho frenético. Por todas estas particularidades, julgo ser um desafio aliciante interpretar visualmente a música "Zombie".
Uma construção visual é composta a partir de elementos básicos de comunicação visual, que constituem a substância básica, ou se quisermos o "esqueleto", daquilo que observamos. Todos os elementos (o ponto, a linha, a forma, a
direcção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento) serão utilizados na construção das duas composições visuais interpretativas do tema . O desafio referido anteriormente será mesmo seleccionar e combinar estes elementos, com o objectivo de concretizar composições visuais coerentes gráfica e esteticamente e que expressem visualmente a música escolhida.
No que diz respeito às técnicas de comunicação visual a serem utilizadas, irão centrar-se, entre outras, na Instabilidade, Complexidade, Fragmentação, Exagero e Espontaneidade, pois são aquelas que naturalmente traduzem as características musicais supracitadas. Com o desenvolvimento do trabalho outras técnicas podem vir a ser utilizadas, que serão todas explicitadas na memória descritiva.

1 comentário:

  1. Estimado João,

    Começo por anotar um parecer muito favorável à música seleccionada que, julgo, se adequa bastante aos objectivos do exercício.
    -
    Mantendo-me atento e expectante quanto às próximas versões do artigo, deixo algumas notas para apreciação:

    * Sugiro o recurso a pesquisa independente e fundamentação bibliográfica de alguns autores já nossos conhecidos como Donis Dondis; Rudolf Arnheim; Bruno Munari; et. al. de forma a enriquecer (melhor fundamentar) as suas opções e análises pessoais.

    * Tire também proveito dos conteúdos do wiki de trabalho que vou seleccionando semanalmente.

    * Nota: E porque não aproveitar o blogue para editar a componente prática da disciplina (diferente fases de desenvolvimento)?...

    Continuação de um bom trabalho!
    Bruno Giesteira

    ResponderEliminar